Porque é que as janelas das nossas casas “choram”?

Com a chegada do outono/inverno existe uma maior tendência à criação de condensação nas nossas janelas.

Porque será que isto acontece? Existe alguma solução?

Este post tem como objetivo dar-lhe algumas dicas.

A verdade é que não existe uma causa única, tal como não existe uma solução totalmente eficaz. A condensação é um processo físico natural que acontece quando existe um choque térmico nas superfícies mais frias, como por exemplo, quando saímos do duche e podemos ver as gotas de água nos espelhos e/ou azulejos. Neste caso a elevada humidade criada pelo calor da água permite que se forme a condensação. Nas janelas das casas o processo é o mesmo, devido à diferença térmica, ou seja, quando temos níveis de humidade muito elevados e a temperatura na rua é baixa e as nossas janelas estão muito frias, sendo que é este contraste de temperatura interior/exterior que faz com que muitas vezes se utilize o termo de as janelas “chorarem”, já que este fenómeno surge como umas lágrimas que escorrem pelos vidros e caixilhos.

Sendo as janelas um dos elementos que ligam o interior com o exterior de uma habitação, é fundamental que a escolha dos caixilhos seja adequada, uma vez que a qualidade dos perfis determinará um maior ou menor isolamento térmico. As janelas em pvc podem ser uma boa escolha, pois a baixa transmissão do material permite que o caixilho não arrefeça. O alumínio de corte térmico, também é uma excelente opção, visto que, proporciona um alto nível de
isolamento e estanquidade ao ar. Em ambas as opções, aliando a escolha do vidro mais adequado, e a correta instalação do material, conseguirá obter melhorias para prevenir a condensação.

É essencial encontrar um equilíbrio entre os diferente fatores e/ou elementos para evitar a condensação, pois as atividades que realizamos nas nossas casas geram humidade (cozinhar, duche, plantas). Uma das principais soluções é ventilar o espaço. É necessário fazer a renovação do ar no interior da nossa casa para evitar o aparecimento da condensação, principalmente na época do inverno, em que temos mais tendência a manter tudo fechado devido ao frio. Uma boa opção, são as janelas oscilo-batentes, que para além de terem um elevado desempenho a nível de isolamento, permite-nos abrir a janela o suficiente para ventilar o espaço sem perder o conforto.

Apesar de não ser muito comum, mas não deixando de ser uma possibilidade, a condensação pode surgir pelo mau isolamento da fachada da habitação. Neste caso a única solução passa por um investimento mais elevado, pois é necessário proceder a uma renovação de toda a fachada e a instalação de algum tipo de isolamento interior.

É tão importante controlar a humidade como ter um bom nível de isolamento e estanquidade. Logo podemos constatar que as formas de evitar o aparecimento da condensação são também as mesmas de a fazer desaparecer.

Em suma, de forma a minimizar este problema, devemos garantir que a casa tem uma boa ventilação, substituir as caixilharias existentes por janelas eficientes e verificar o isolamento da fachada.