Saiba como escolher uma empresa para a instalação das suas janelas

Solicitar orçamentos a várias empresas pode ser uma solução para puder comparar os preços, mas tenha em atenção porque às vezes quanto mais orçamentos tiver mais confuso pode ser, levando a que a escolha não seja a mais correta. Nem sempre o mais barato é o mais viável, por vezes o barato sai caro. Deve sempre comparar a relação preço/qualidade, a disponibilidade dos técnicos e a clareza dos mesmos no esclarecimento de todas as suas dúvidas.

Orçamentos com valores muito baixos apresentados pelas empresas concorrentes nem sempre contemplam todos os processos de fabrico e instalação. Se tiver dúvidas do porquê das diferenças de valor, entre em contato com a empresa em questão e esclareça todas as suas dúvidas.

É importante perceber se a sua escolha é de confiança, para isso basta que avalie pequenos aspetos do orçamento, como por exemplo;
➢ Os contatos da empresa estão visíveis na folha do orçamento?
(nome da empresa, localização, telefone, email)
➢ As caraterísticas do produto estão descritas?
(tipo de vidro, caixilharia, abertura, cor)
➢ Agendamento para retificação das medidas das janelas que irá substituir?

Solicitar referências de obras também ajuda a perceber se a empresa é de confiança. Caso se mostrem reticentes em dar as referências, é motivo para desconfiar. Pedir referências a familiares e amigos da sua confiança pode ser também uma grande ajuda na escolha.

Outra situação que acontece em diversas empresas é o fato de nem todas terem ao seu dispor equipas de montagem, ou seja, muitas vezes estes serviços são subcontratados e, nem sempre apresentam a mesma experiência e dedicação de uma equipa que pertença à empresa.

No pedido de orçamento deve questionar qual o prazo para a entrega das janelas e a respetiva montagem. Regra geral, por terem muita procura, as boas empresas não conseguem iniciar os trabalhos logo após o pagamento do valor de adjudicação. Por isso é importante solicitar um prazo para a instalação.

Deve também saber qual é o tipo de garantia das janelas e do serviço de instalação. Existem diversos tipos de garantias para as suas janelas (a garantia dos perfis da caixilharia, dos vidros e das ferragens).

Por último, e talvez um dos passos mais importantes, o pagamento da obra. As empresas por norma solicitam um pagamento referente à adjudicação da obra. Este pagamento não deve ser superior a 50% do valor total da obra, se lhe solicitarem um pagamento superior a esta percentagem ou até mesmo o pagamento da totalidade dos trabalhos, é um sinal de alerta. No que respeita ao valor da conclusão da obra, a mesma só deve ser solicitada quando os trabalhos estiverem concluídos.